Veja mais nesse blog:

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Pensando em adotar um gatinho? Parte 2

ESCOLHENDO O GATINHO


Gato sem raça definida ou gato de raça? 

Um gato de raça, descendente de progenitores selecionados por um criador, oferece uma ideia de como serão as características morfológicas e comportamentais descritas no estalão da raça. Por este motivo, espera-se que um gato de raça se integre numa nova casa sem qualquer tipo de problema. No entanto, o mesmo pode acontecer com um gatinho ou gato adulto resgatados da rua. Seja qual for a sua escolha o seu gato irá, com certeza, proporcionar-lhe muitos anos de felicidade.

A companhia ideal

Antes de escolher um gatinho pense, cuidadosamente, que tipo de companhia pretende. Elegante como o Abissínio, robusto como o British Shorthair, imponente e calmo como o Maine Coon ou, talvez, uma mistura de cada um… A diversidade de raças de gatos é tão grande que vale a pena procurar alguma informação sobre o assunto. As associações de animais podem facultar informações preciosas.   
A socialização do gatinho, que ocorre entre a segunda e a sétima semana de idade, é uma fase muito importante no seu processo de desenvolvimento. Esta fase condiciona o comportamento futuro do gato adulto, pois durante este período o gatinho aprende a percepcionar como normais várias situações com as quais se confronta, o que o ajudará a permanecer calmo e relaxado quando se confrontar com essas situações no futuro.
Há quem diga que as fêmeas são mais sociáveis e os machos mais distantes, mas também é usual ouvirmos o contrário! De facto, não existe um animal que fosse mais amigável se ele/ela fosse do outro sexo. A esterilização, fortemente recomendada se não pretender fazer criação, reduz consideravelmente as diferenças comportamentais entre machos e fêmeas.
É a socialização adequada do gatinho, e não o sexo do gato, que irá garantir uma relação agradável e harmoniosa entre as pessoas e o gato. 


Texto retirado de: www.royalcanin.pt