Veja mais nesse blog:

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Pensando em adotar um gatinho? Parte 1


ESCOLHER O GATINHO:

A decisão de ficar com um gato deve ser resultado de uma reflexão consciente sobre a capacidade real de satisfazer as suas necessidades primárias. Assim, não deve nunca tomar essa decisão por impulso, simplesmente para satisfazer um desejo primário, mas sim porque tem a consciência de que reúne as condições mínimas essenciais ao seu bem-estar e a vontade unânime de acolher um ser vivo, proporcionando-lhe um modo de vida próprio e adaptado aos seus instintos mais primitivos. 
Uma vez que você tenha decidido que um animal é bem-vindo em casa, sua origem é provavelmente uma das primeiras questões que surgem.

ANTES DE LEVAR PARA CASA UM GATINHO
pergunte a si próprio se:

§  * Possui instalações adequadas à permanência de um animal;
§ *  Possui estabilidade financeira para providenciar ao animal os cuidados médicos e a alimentação adequados;
§  * Possui tempo para prestar os cuidados mínimos de afeto ao animal;
§  * Possui condições para proporcionar ao animal a prática regular de exercício físico;
§  * Tem a noção exata que o animal irá crescer e que, passado algum tempo, passará a ser adulto alterando, assim, o seu comportamento.

Deverá ser desencorajada a posse de animais de companhia por aqueles que não possuem as instalações, tempo, meios financeiros ou nível de interesse necessários para assegurar um padrão de cuidados satisfatórios e um compromisso a longo prazo para com o animal.
As características de algumas casas são inadequadas para a manutenção de determinados animais e certas circunstâncias pessoais podem fazer com que seja difícil, se não impossível, a obtenção de condições apropriadas. Um dono responsável deve garantir, entre outras coisas, os cuidados básicos essenciais à sobrevivência do animal, a identificação permanente (microchip) e a aplicação de um programa de vacinas.
FICAR COM UM GATINHO OU FICAR COM UM PROBLEMA?
§  * Aquele gatinho é muito engraçado, os seus olhos são irresistíveis. É uma pessoa sensível. Mas certas circunstâncias pessoais não lhe permitem assegurar um padrão de cuidados básicos à sobrevivência do animal. Prefere arriscar sabendo que esse gato será sempre carenciado ou prefere que seja adotado por uma pessoa com perfil para ser um dono responsável?
§  * Um gatinho desperta-lhe a atenção. É todo preto e tem os olhos verdes. Não resiste em levá-lo consigo. Sabe, no entanto, que vai de férias no próximo mês. Prefere ficar com o gatinho imediatamente sabendo que, provavelmente, não o poderá levar consigo ou prefere adiar essa decisão para depois das férias?

   A DECISÃO

§  * Resumindo, a lição mais importante que deve reter é objetiva e concisa: "Fique com o animal que faz falta à sua vida ou não fique com animal nenhum".


§  Se a sua decisão foi... não ficar com um gatinho: pelo menos ficou com uma certeza… tomou a decisão certa! Refletiu sobre a sua capacidade de providenciar os cuidados básicos essenciais à vida de um animal e reconheceu que, atualmente, não lhe poderá dar tudo aquilo que ele necessita para o seu bem-estar. Foi simplesmente realista e, por conseguinte, uma pessoa responsável. Talvez mais tarde as circunstâncias se alterem e aí a decisão poderá ser outra.

§  Se a sua decisão foi... ficar com um gatinho: deverá agora lançar-se na descoberta de um novo amigo e companheiro, que lhe exige algumas coisas mas que, em troca, lhe oferece um amor incondicional... Sem preço!

UM COMPROMISSO PARA O RESTO DA VIDA!
§  Um novo gatinho irá animar a sua casa… mas, atenção, ele irá crescer!
§  Tomou uma decisão importante que vai condicionar a sua vida durante muitos anos, talvez décadas! A escolha de um gatinho deve, portanto, ser feita com a cabeça e não com o coração. 
§  Uma vez tomada a decisão de que um animal será bem-vindo a sua casa, é importante definir qual será a sua origem. 



Texto retirado do site: www.royalcanin.com.pt

Nós da Clinica de Medicina Felina Gato é Gente Boa somos 100% a favor da adoção de animais carentes.