Veja mais nesse blog:

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

O que um dono de gato deve saber?

É com muito orgulho e grande satisfação que vemos o crescimento da população de gatos no Brasil. Mas, infelizmente, o abandono desses animais ainda ocorre com grande freqüência. O pior disso tudo é que muitos dos motivos podem facilmente serem evitados.

Assim como a preferência pelos gatos vem aumentando, seu proprietários estão cada vez mais preocupados e interessados a oferecer o que há de melhor aos seus bichanos.
Um grande exemplo disso é o antigo conceito de que o gato é livre e não tem como prendê-los dentro de casa; Mas, aos poucos e de forma bem consciente, as pessoas vem mudando de ideia.

Faz parte do nosso trabalho, conscientizar os proprietários de gatos a não permitirem o acesso dos seus animais a rua. Cada vez mais que conhecemos os gatos conseguimos oferecer-lhes uma vida longa e saudável, sem que precisem sair para a rua!

Além dos “antigos apaixonados por gatos”, hoje muita gente que nunca imaginou ter um gato está se encantando pela espécie e adotando os gatos como sua primeira opção como animal de estimação.
Nem será necessário expormos aqui quais as vantagens em se ter um gato, pois se você esta lendo esse post você já sabe disso!  E ainda: se você se interessou pelo assunto é porque quer oferecer algo a mais ao seu bichano.

É fato que a Medicina Veterinária esta cada vez melhor e é fundamental o seu gato ser acompanhado por um veterinário especialista, simplesmente pelo fato de que gatos são diferentes e exigem uma atenção especial!
E, se você ainda não tem e está pensando em ter um gatinho, fique atento a essas dicas:

Adotar um gato é uma grande responsabilidade!

Sim! Todos sabemos que ao adotar qualquer animal de qualquer espécie estamos nos responsabilizado pelo bem estar de uma vida toda. Mas porque que com o gato é um pouco diferente?
    
Primeiro porque se não cuidarmos ele vai dar sua saidinha para a rua e nós não queremos isso! Nossos motivos são expostos no nosso post "Lugar de gato é dentro de casa!"

Apesar de serem animais ideais para espaços pequenos, como um apartamento  por exemplo, temos que ter muito cuidado com as janelas! portanto um dos cuidados já começa aí: providenciar telas nas janelas, grades nos portões e muros altos ou telados.


Mas, ao restringirmos nossos felinos dentro de casa, temos que oferecer a distração que ele teria ao dar suas saidinhas. Por isso que é muito importante conhecer a espécie, suas necessidades e seu comportamento normal para não ter um problema dentro de casa como um animal deprimido e um proprietário insatisfeito ou ainda pior: um gato abandonado!

Então antes de adotar um gatinho, e quem já tem um gatinho e não entende ou não aceita algum ou alguns de seus comportamentos procure um veterinário ou um especialista em comportamento animal para saber quais são as necessidades do animal e sua disponibilidade para cuidar de um.
  
Para resumir: O que todo dono de gato deve saber?



* Compreender o comportamento do gato;

* Compreender como satisfazer as suas necessidades e adequar-se as suas;

* Como mantê-lo seguro;

* Compreender as condições de saúde e tratamentos profiláticos necessários a uma vida longa e saudável.


Nós da Clinica de Medicina Felina Gato é Gente Boa, temos muito orgulho de trabalhar exclusivamente com gatos e oferecemos atendimento clinico, ambulatorial,  cirúrgico e laboratorial e também trabalhamos com comportamento felino.
Se você considera seu gato um membro da família, ele merece receber o melhor atendimento!

Seu gatinho merece conhecer-nos!

Por: M.V. Vanessa Zimbres
CRMV/SP 19.672
Graduada pela Universidade Federal de Uberlândia/MG em 2005.
Especialização em Medicina Felina pela Anclivepa/SP - Universidade Anhembi Morumbi em 2009
Especialização em Medicina Felina pelo Instituto Qualittas / SP - Universidade Castelo Branco em 2015
Sócia proprietária da Clinica de Medicina Felina Gato é Gente Boa em Itu/SP

www.gatoegenteboa.com.br

Curta Gato é Gente Boa no Facebook


Fonte das imagens: google