Veja mais nesse blog:

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Gatos x Veterinários



A escolha do gato como animal de estimação vem crescendo a cada dia, superando em proporção ao crescimento da população de cães desde o ano passado.  Segundo dados, No Brasil, a população de cães cresce cerca de 4% ao ano. A de gatos cresce o dobro: mais de 8% ao ano. Fonte: G1


Entretanto a visita de gatos a clínicas veterinárias não tem crescido na mesma proporção. Sugere-se que os proprietários de gatos não estão sendo devidamente orientados pelos médicos veterinários, pois muitos desses não oferecem ambiente preparado e treinamento especializado para receber esses animais em suas clinicas o que torna a prática estressante para o gato, para o veterinário e principalmente para o dono do gato.
Além disso ainda existe o mito de que o gato é auto-suficiente e não precisa de cuidados preventivos da mesma forma que os cães. Um exemplo disso é a frequência no uso de antiparasitas, mesmo que os gatos só vivam dentro de casa, cuidados com a saúde oral, entre outros.


Os donos de gatos devem ser muito bem orientados em relação a qualquer mudança de comportamento do seu animal. Os gatos são peritos em esconder sinais de doenças o que significa que quando o proprietário percebe, o problema já se instalou há mais tempo do que se imagina. Por isso que nós, veterinários especialistas em felinos, dizemos que trabalhamos com uma medicina de urgência, pois quando os animais chegam a nossa clinica, geralmente a doença já esta em estágio avançado. Cabe a nós orientarmos o cliente e atentar-se a QUALQUER mudança de comportamento do gato.


Os proprietários de gatos também são relutantes a levar os animais a clínicas veterinárias por falta de preparo desde colocar o animal na caixa de transporte em casa até o próprio exame clinico do animal feito no consultório. Nesse período os gatos se estressam, vocalizam, urinam e defecam, podem arranhar ou morder o próprio dono e mesmo o veterinário e auxiliares, que eventualmente não estejam habituados a trabalhar com esses animais.      Os proprietários devem receber uma exaustiva orientação em como minimizar o estresse dessas visitas, que são tão importantes, e o medico veterinário deve estar habituado a enfrentar essas situações da melhor forma possível com o intuito de minimizar o desconforto do animal.



Além disso, é importante que o proprietário entenda que, justamente por não demonstrar sintomas, o clínico precisa de uma extensa conversa com o cliente (sem pressa!), pois sabemos que muitos dos problemas de saúde dos gatos são reflexo de problemas comportamentais que temos que investigar na história de vida do animal, e por isso, retornos frequentes a clinica para eventuais exames podem ser necessários.


E o mais importante! O médico veterinário e toda a equipe auxiliar, bem como o local de atendimento a gatos, devem ser voltados as exigências dessa espécie!

O encontro com um cão, ou mesmo o cheiro dele, na sala de espera do consultório pode arruinar o atendimento clinico desses animais, dificultando ou mesmo impossibilitando a adequada avaliação e diagnóstico do que está afetando o animal.


Assim como temos médicos cardiologistas, oftalmologistas, dermatologistas, etc para humanos, na medicina veterinária, cada vez mais, se faz necessária as especialidades que é uma tendencia atualmente. E hoje em dia se faz de extrema necessidade um atendimento voltado exclusivamente para a espécie felina.


Nós da Clinica Veterinária “Bicho é Gente Boa”, desde janeiro de 2013 atendemos exclusivamente felinos e estamos nos tornando a Clinica de Medicina Felina “Gato é Gente Boa”. Nosso objetivo é oferecer atendimento clinico, cirúrgico e emergencial exclusivamente a espécie felina respeitando as características desses animais.

Além disso, nós amamos gatos! E estamos preparados para atendê-los!




Por: M.V. Vanessa Zimbres
CRMV/SP 19.672
Graduada pela Universidade Federal de Uberlândia/MG em 2005.
Especialização em Medicina Felina pela Anclivepa/SP - Universidade Anhembi Morumbi em 2009
Especialização em Medicina Felina pelo Instituto Qualittas / SP - Universidade Castelo Branco em 2015
Sócia proprietária da Clinica de Medicina Felina Gato é Gente Boa em Itu/SP