Veja mais nesse blog:

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Acne Felino: você sabia que existia?



   Em muitos atendimentos de gatos, mesmo de rotina ou somente para vacinação me deparo com uma questão muito curiosa em que o proprietário me pergunta: “ O que são esses pontinhos pretos no queixo do meu gato? “

Na maioria das vezes são fezes de pulgas, mas venho observando uma condição muito mais comum do que imaginávamos:
O acne felino: o que vem a ser?

O acne é primariamente um problema de oleosidade em áreas do corpo ricas em glândulas sebáceas (mais comumente nos lábios, queixos, base da cauda) resultantes da formação de comedos que muitas vezes passam despercebidos e sem causar danos,  mas que também podem levar a uma infecção grave levando a sinais mais severos.

As lesões podem ser semelhantes a sarna, malasseziose (dermatite causada por leveduras), piodermite bacteriana ou mesmo dermatofitose, por isso é importante detectar as lesões precocemente para se descartar ou tratar o quanto antes um problema de pele.

O diagnóstico é baseado no exame clinico e exclusão de outras possíveis dermatopatias onde pode ser necessária a coleta de material para análise em laboratório e até mesmo realização de biópsia, que deve ser colhida sob tranquilização ou anestesia local por um medico veterinário.

O tratamento é baseado no uso de anti sépticos locais e antibioticoterapia dependendo da gravidade, local e extensão das lesões. O uso de qualquer medicamento deve ser feito com acompanhamento veterinário, pois podem haver reações adversas aos fármacos utilizados piorando ainda mais a lesão.
Lesoes crônicas podem não responder satisfatoriamente ao tratamento devido a formação de cicatriz nos folículos, podendo levar a alteração na estética facial do animal.

O acne não apresenta pre disposição, onde machos e femeas, jovens ou adultos de qualquer raça pode desenvolver as lesões.

As informações contidas neste artigo são apenas para esclarecimento do proprietário não substituindo de modo algum o exame clinico veterinário; Caso detecte algum destes sinais em seu gato não hesite em consultá-lo.
Nós da Clinica Veterinária Bicho é Gente Boa somos especialistas no atendimento de gatos e estamos a disposição para o esclarecimento de dúvidas.

Por: Dra Vanessa Zimbres
CRMV/SP 19.672
Clinica Veterinária Bicho é Gente Boa!


Fonte: Guaguere, E.; Prelaud, P. in: A Practical guide to feline dermatology. Cap 6.; pag.6.4 .- 6.6.(1999)