Veja mais nesse blog:

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Vai viajar de avião e quer levar seu pet?


Planejar uma viagem internacional já é uma tarefa complicada para alguns, imagine então se precisarmos levar nosso bichinho de estimação junto?

Exigências normalmente são feitas para levarmos nossos animais em viagens, entretanto alguns países exigem exames específicos e as vezes uma quarentena prévia para o animal entrar no pais. Portanto, para não termos surpresas desagradáveis, devemos com bastante antecedência planejar e providenciar os documentos necessários de acordo com a legislação do país de destino.

A primeira exigência e a comum em todas as viagens inclusive dentro do próprio país é a caderneta de vacinação, que deve constar o comprovante (selo, lote e data) de vacinação anti-rábica (deve ter sido aplicada há mais de 20 dias e menos de um ano).

Para viajar para a Europa, ainda é exigida um exame sorológico para raiva realizado em laboratório credenciado (instituto Pasteur por exemplo ) onde o animal deve ter sido vacinado em um período de mais de 30 dias e menos de 11 meses.

Outros ainda exigem quarentena domiciliar de 90 dias após a realização deste teste sorológico que deve ser cumprida no pais de origem e, se não cumprida, o animal permanecerá em quarentena obrigatória no pais que esta recebendo o animal. Há países que ainda exigem pedigree ou atestado de origem.

Fique atento porque alguns países exigem que o atestado de saúde esteja em seu idioma!

E o microchip?

Os estados unidos ainda não exigem a implantação de microchip nos animais, mas o mesmo é exigido na Comunidade Europeia e Japão.
O microchip é uma maneira prática de identificação, segura, indolor e inviolável onde há somente um número para o animal, sendo assim uma  maneira globalizada de identificação.
Os dados do animal e do proprietário devem ser conferidos no site da fabricante do microchip, disponível no certificado do mesmo.

Um outro Certificado Zoosanitário Internacional, preenchido por um medico veterinário credenciado, deve ser obtido junto ao ministério da agricultura no próprio aeroporto de embarque. Para isso deve-se apresentar um atestado de saúde emitido pelo medico veterinário do animal, que tem validade de 72 horas, a caderneta de vacinação e documentação do microchip. Esse documento tem validade de 10 dias.

OBS: existem alguns países que não permitem a entrada de animais provindos do brasil.

Recomenda-se entrar em contato primeiramente com os consulados ou embaixadas do país de destino para se obter informações detalhadas sobre as exigências.
Não se esqueça de certificar-se a respeito da quarentena! E, para todas as documentações, agendar com antecedência!
Após isso informe-se nas companhias aéreas como proceder para embarcar o animal.
Para se ter uma ideia, animais como cães guia podem viajar a bordo com o dono na Japan Airlines por exemplo, mas não aceitam buldogues.
A Air France permite animais de até 4 kg de viajarem na cabine; Cães de 6 a 75 kg viajam no porão em caixa de transporte adequada (providenciada pelo proprietário) contada como volume de bagagem mas cães guias de qualquer peso é permitido na cabine. Raças de “cães ferozes” como pitt bulls, rottweiller e semelhantes não são permitidos pelo ministério francês.
A continental Airlines permite animais na cabine como bagagem de mão em caixa de transporte especifica desde que maiores de 2 meses de idade.
Enfim, deu para perceber que a viagem deve ser programada com meses de antecedência! Nos já enviamos e importamos vários gatos e realmente essa documentação é meio chata! Ah outra coisa! Providencie TODA a documentação exigida porque “lá fora não existe o jeitinho brasileiro” e você pode ter uma grande decepção.
Fora isso boas férias! E boa viagem!!



Abaixo eu disponibilizei alguns links que pesquisei para escrever este artigo.



OBS: ate a data deste artigo o intituo suspendeu temporariamente a realização do exame, entretanto no site há um link para relação de laboratórios autorizados.

Serviço de quarentena animal:


Sobre os Bulldogues no Japão: 


Aeroportos:


Companhias aéreas:




Por Vanessa Zimbres
Médica Veterinária com Especialização em Clínica de Felinos
Clínica Veterinária Bicho é Gente Boa / Itu - SP
CRMV/SP 19.672



sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

O fim de ano está chegando! O que fazer com seu gato?


    Época de festas é muito bom, saímos de férias,  reunimos a família, saímos para viajar mas junto a tudo isso vem também um dilema: o que fazer com o nosso bichinho de estimação?

Hoje em dia nossos gatos são mais caseiros, dormem a maior parte do dia, não gostam de sair de casa e nem andar de carro e ficam muito assustados em lugares estranhos;  Mas, se você optar por levar seu gato na viagem, alguns itens devem ser seguidos:

Ao menos uns 10 dias antes da viagem você deve levar o seu gato a um médico veterinário para atualizar as vacinas e desvermifugação, pois em alguns lugares é exigido além da caderneta de saúde, um atestado de sanidade do seu animal. 

É muito importante também informar ao seu veterinário para onde está sendo levado o animal, pois existem doenças endêmicas em certas localidades, como a dirofilariose: uma doença onde vermes se instalam no coração do animal levando-o a insuficiência cardíaca e até a morte, comum em regiões litorâneas e ectoparasitas como pulgas, carrapatos e piolhos que podem transmitir várias doenças aos gatos levando a anemia e até mesmo a quadros mais graves. O médico veterinário irá lhe orientar a respeito do melhor tratamento profilático a ser utilizado para prevenção destas doenças. 

Além disso, devem ser consultados, nos próprios hotéis, a permissão de animais e, nas companhias aéreas e rodoviárias,  as exigências para se viajar com ele. Geralmente devem ser feitas reservas com antecedência e um prazo mínimo também é exigido de acordo com a data de vacinação. 

Se você for viajar de carro lembre-se de colocar o seu gato em uma caixa de transporte adequada para a segurança do animal e evitar-se multas.
E o mais importante! Muito cuidado com fugas! Um gato assustado pode ser impossível de se resgatar! 

Se você optar por deixar seu animalzinho em casa, lembre-se que no fim de ano há os fogos de artifício que podem causar terror em muitos cães e gatos. Não é bom deixar um animal assustado e com medo ficar sozinho em casa.
Existem vários casos onde os animais velhinhos morrem devido ao estresse.  Além do medo dos fogos, os animais já estão estressados por estarem sozinhos em casa e longe do proprietário. Muitos animais sofrem o que chamamos de síndrome do abandono, e ficam sem comer. Assim ficam fracos e susceptíveis a adquirirem outras doenças.

Gatos são animais calmos e tranqüilos que não gostam de barulhos e alvoroço ao seu redor . Para se ter uma idéia, gatos desenvolvem inúmeras doenças, inclusive doença do trato urinário, apenas por estresse. Nessas infecções podem haver complicações e agravar bastante o estado de saúde do animal.

Se você optar por deixar alguém cuidando do seu pet, certifique-se de que o animal esta acostumado com essa pessoa.
E, o mais importante no caso dos gatos é que a visita seja feita ao menos 2x ao dia para a adequada limpeza da caixa higiênica, não permitindo que fique com cheiro para que o animal não evite de usá-la, retendo a urina por muito tempo.

 Além disso, não adianta deixar o pote de ração cheio porque os gatos comem em pequena quantidade diversas vezes ao dia, e a ração exposta ao ambiente por muito tempo perde o cheiro e o animal rejeita.

Trocar a água freqüentemente também é muito importante para mantê-la sempre fresca, e as vasilhas de ração e água devem ser lavadas diariamente.
Portanto, se você for deixar alguém cuidar dos animais esses procedimentos não devem ser ignorados.

Nós da clinica veterinária Bicho é Gente Boa trabalhamos com hospedagem para gatos. Nossos gatis possuem arranhadores, brinquedos, caminhas, tocas, higiene, limpeza e total segurança para seu gatinho ficar durante sua ausência.
Nós somos grandes amantes da espécie e oferecemos, além de cuidados, todo o carinho e atenção que seu gato merece.  Nenhum animal fica sozinho. A médica veterinária é responsável pelos animais hospedados e fica presente  24 horas na clinica para oferecer-lhes conforto, segurança e a companhia.

Aqui gato não se estressa!

Venha conhecer nosso hotel!

Por Dra. Vanessa Zimbres
Médica Veterinaria com especialização no atendimento de felinos.
Clinica Veterinária Bicho é Gente Boa
Itu/ SP