Veja mais nesse blog:

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

O fim de ano está chegando! O que fazer com seu gato?


    Época de festas é muito bom, saímos de férias,  reunimos a família, saímos para viajar mas junto a tudo isso vem também um dilema: o que fazer com o nosso bichinho de estimação?

Hoje em dia nossos gatos são mais caseiros, dormem a maior parte do dia, não gostam de sair de casa e nem andar de carro e ficam muito assustados em lugares estranhos;  Mas, se você optar por levar seu gato na viagem, alguns itens devem ser seguidos:

Ao menos uns 10 dias antes da viagem você deve levar o seu gato a um médico veterinário para atualizar as vacinas e desvermifugação, pois em alguns lugares é exigido além da caderneta de saúde, um atestado de sanidade do seu animal. 

É muito importante também informar ao seu veterinário para onde está sendo levado o animal, pois existem doenças endêmicas em certas localidades, como a dirofilariose: uma doença onde vermes se instalam no coração do animal levando-o a insuficiência cardíaca e até a morte, comum em regiões litorâneas e ectoparasitas como pulgas, carrapatos e piolhos que podem transmitir várias doenças aos gatos levando a anemia e até mesmo a quadros mais graves. O médico veterinário irá lhe orientar a respeito do melhor tratamento profilático a ser utilizado para prevenção destas doenças. 

Além disso, devem ser consultados, nos próprios hotéis, a permissão de animais e, nas companhias aéreas e rodoviárias,  as exigências para se viajar com ele. Geralmente devem ser feitas reservas com antecedência e um prazo mínimo também é exigido de acordo com a data de vacinação. 

Se você for viajar de carro lembre-se de colocar o seu gato em uma caixa de transporte adequada para a segurança do animal e evitar-se multas.
E o mais importante! Muito cuidado com fugas! Um gato assustado pode ser impossível de se resgatar! 

Se você optar por deixar seu animalzinho em casa, lembre-se que no fim de ano há os fogos de artifício que podem causar terror em muitos cães e gatos. Não é bom deixar um animal assustado e com medo ficar sozinho em casa.
Existem vários casos onde os animais velhinhos morrem devido ao estresse.  Além do medo dos fogos, os animais já estão estressados por estarem sozinhos em casa e longe do proprietário. Muitos animais sofrem o que chamamos de síndrome do abandono, e ficam sem comer. Assim ficam fracos e susceptíveis a adquirirem outras doenças.

Gatos são animais calmos e tranqüilos que não gostam de barulhos e alvoroço ao seu redor . Para se ter uma idéia, gatos desenvolvem inúmeras doenças, inclusive doença do trato urinário, apenas por estresse. Nessas infecções podem haver complicações e agravar bastante o estado de saúde do animal.

Se você optar por deixar alguém cuidando do seu pet, certifique-se de que o animal esta acostumado com essa pessoa.
E, o mais importante no caso dos gatos é que a visita seja feita ao menos 2x ao dia para a adequada limpeza da caixa higiênica, não permitindo que fique com cheiro para que o animal não evite de usá-la, retendo a urina por muito tempo.

 Além disso, não adianta deixar o pote de ração cheio porque os gatos comem em pequena quantidade diversas vezes ao dia, e a ração exposta ao ambiente por muito tempo perde o cheiro e o animal rejeita.

Trocar a água freqüentemente também é muito importante para mantê-la sempre fresca, e as vasilhas de ração e água devem ser lavadas diariamente.
Portanto, se você for deixar alguém cuidar dos animais esses procedimentos não devem ser ignorados.

Nós da clinica veterinária Bicho é Gente Boa trabalhamos com hospedagem para gatos. Nossos gatis possuem arranhadores, brinquedos, caminhas, tocas, higiene, limpeza e total segurança para seu gatinho ficar durante sua ausência.
Nós somos grandes amantes da espécie e oferecemos, além de cuidados, todo o carinho e atenção que seu gato merece.  Nenhum animal fica sozinho. A médica veterinária é responsável pelos animais hospedados e fica presente  24 horas na clinica para oferecer-lhes conforto, segurança e a companhia.

Aqui gato não se estressa!

Venha conhecer nosso hotel!

Por Dra. Vanessa Zimbres
Médica Veterinaria com especialização no atendimento de felinos.
Clinica Veterinária Bicho é Gente Boa
Itu/ SP