Veja mais nesse blog:

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Alergia a pêlos de gatos?

Se uma pessoa, ao ficar perto de um gato, tem seus olhos inchados, lacrimejando, sente coceira no nariz ou o mesmo fica congestionado, apresenta tosse e crises de espirros é importante esclarecer que ao contrário do que se diz por ai, a alergia não é bem ao pêlo do gato.



O gato apresenta uma proteína na saliva e nas glândulas sebáceas chamada Fel D 1 que é o grande vilão da história. Devido ao rigoroso hábito de higiene dos felinos estes, ao se lamberem, vão depositando essa substância nos pêlos e pele e, dependendo da quantidade desta, vir a desencadear reações de hipersensibilidade a uma pessoa alérgica. Vale lembrar que as reações vão depender da sensibilidade do individuo e da quantidade de alérgicos no animal e/ou ambiente.

É evidente que se pegarmos no colo um gato de pêlos longos como os persas e esses pêlos tiverem contato direto com o nosso nariz, mesmo uma pessoa não alérgica, vai se incomodar pelo fato do pêlo agir como um corpo estranho nas nossas vias aéreas. E qualquer coisa no nariz incomoda mesmo.
Dependendo do grau de alergia do proprietário do animal associado a medidas de higiene e manejo, uma pessoa alérgica pode sim conviver pacificamente com seu amigo bichano.

Uma vez que o problema está no acúmulo desta substância nos pêlos e pele do animal, para minimizar o problema, devemos banhá-los com uma maior freqüência para removê-la. Mas muito cuidado! Como gatos NÃO SÃO CÃES pequenos, alguns cuidados devem ser tomados na hora de banhar o seu felino. Procure um médico veterinário especializado para lhe esclarecer quanto a freqüência de banhos, os produtos a serem utilizados e outras orientações para diminuir os alérgenos nos pêlos bem como minimizar o estresse do banho nos felinos.

Vale lembrar que um xampu mal utilizado pode, além de trazer sérios problemas dermatológicos ao animal, fazer com que ele se coce ou se lamba com maior freqüência levando a maior queda de pêlos e descamação de pele  exacerbando o problema.

Um bom manejo dentro de casa também deve ser seguido. Quem possui  gatos também deve possuir um aspirador de pó! Nós, amantes de felinos, sabemos que é difícil manter um ambiente totalmente sem pêlos somente com vassoura e panos.
Como os gatos gostam de dormir em sofás, poltronas e camas, todos estes locais devem ser aspirados. Esses hábitos provavelmente já são de rotina em uma residência onde existam pessoas alérgicas uma vez que o problema esta também no acumulo de pó, ácaros e inúmeros outros alérgenos que contribuem para piora do quadro alérgico do proprietário e não somente o gatinho!
    
Existem varias medidas a serem tomadas para reduzir as alergias sem precisar se desfazer do seu gatinho, como evitar que o mesmo tenha acesso ao quarto bem como camas ou sofás. Da mesma forma, deve-se evitar qualquer móvel, cortinas, almofadas, tapetes e carpetes onde possa se acumular, não só pêlos, mas qualquer sujidade do ambiente.
É importante que antes de adquirir um gatinho, assim como qualquer animal de estimação, ter em mente de que um animalzinho é responsabilidade para a vida toda. Portanto é recomendável verificar se existem pessoas alérgicas em casa, ter contato com outros gatos e visitar a casa de alguém que tenha gatos para ver antes, se o bichinho não vai se tornar um problema. Abandonar um animal é crime e jamais deveria ser cogitado!
       
Está provado que conviver com um animal de estimação traz inúmeros benefícios a nossa saúde, seja pelo simples fato da satisfação de sua companhia após um dia estressante. Para as crianças, as convivências com um animal de estimação tornam-nas responsáveis e ensinam-nas a respeitar um outro ser sensível que sente dor e prazer.  Acariciar um pêlo macio de um gato e ouvir o seu ronronar de satisfação produz um relaxamento único e uma paz infinita.
 
E para finalizar uma curiosidade: Embora pouco conhecidas em nosso país, existem algumas raças de gatos que não produzem este alérgeno. Gatos hipoalergênicos já foram produzidos geneticamente e são inclusive comercializados na America do Norte. A engenharia genética isolou destes animais o gene responsável pela produção desta proteína. Os gatos não são exatamente transgênicos e com ou sem a proteína Fel D 1, causando alergias ou não, o importante é que os gatos continuem sendo gatos!


Por: Dra. Vanessa Zimbres
CRMV/SP 19.672
Médica Veterinária Especializada em Gatos.
Clinica Veterinária Gato é Gente Boa  (Itu/ SP)